terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cocal do Sul e municípios do Cirsures recebem Plano de Resíduos Sólidos

por Davi Carrer

Representantes de Cocal do Sul e dos municípios que integram o Cirsures (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos) receberam ontem (25/2) o Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos, elaborado pelo Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

Durante o evento, foi entregue o diagnóstico referente aos resíduos sólidos de cada município. O plano traça diferentes cenários, metas, ações e investimentos num espaço de 20 anos. “O Plano Intermunicipal de Resíduos é o que vai direcionar o projeto que cada município terá que fazer para conseguir os recursos para a implantação”, afirmou o engenheiro ambiental do Cirsures Tiago Paranhos.

Agora cada município irá elaborar seu projeto, baseado no documento entregue. Além de Cocal fazem parte do Cirsures Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Treviso e Urussanga. Cocal foi representado pelo prefeito Ademir Magagnin e vice Aninha, além da diretora do Samae e Fundac, Carla Possamai Della.

O professor da Unesc e consultor do Ministério do Meio Ambiente, Mário Guadagnin, contou que em 2001, o Estado assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), para acabar com os lixões, que existiam em vários municípios catarinenses, substituindo por aterros sanitários – como Cirsures. Conforme ele, em dez anos, a população brasileira aumentou 12% e no mesmo período, a produção de resíduos cresceu 90%. Por dia, são produzidos 150 mil toneladas de resíduos no País. No Sul do Brasil, a produção per capita diária é de 0,8 quilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.