segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Plano de saneamento pronto até dezembro

por Davi Carrer

Na última semana um dos assuntos no Governo Municipal de Cocal do Sul foi Plano de Saneamento Básico Municipal, que deve ficar pronto até dezembro. Na quinta-feira o prefeito Ademir Magagnin, a vice Aninha, a diretora do Samae, Carla Possamai Della e o responsável pela elaboração de projeto da prefeitura Nelson Rosso, se reuniram com os técnicos do IPAT da Unesc, responsáveis pela elaboração dos dados, para colocar em prática o estudo, que terá um custo de aproximadamente R$ 80 mil.

“O objetivo específico do Plano é estudar as alternativas e soluções dos problemas encontrados; propor intervenções e melhorias nos sistemas de água, esgoto e drenagem; levantar a situação dos resíduos sólidos no município, as condições do aterro sanitário e sua vida útil, além de propor ações e investimentos”, explicou o prefeito.

“O Plano deve abranger todo o território do município. O objetivo é montar um plano diretor que identifique o que já existe em termos de serviços de saneamento básico e que apresente um prognóstico das ações e dos investimentos que devem ser realizados para atender a demanda da cidade”, comentou a diretora da Samae.

O Plano deve contemplar os quatro componentes do saneamento básico, que compreende o conjunto de serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos. “Ele é uma exigência do Governo Federal. Cocal do Sul, assim como os demais municípios, tinham um prazo até 2009 para deixá-lo pronto, o que não aconteceu. Além disso, o Plano é um requisito para liberação de projetos na esfera federal”, informou Carla.

Atualmente, o esgoto de Cocal do Sul não é tratado, apenas a comunidade de Ângelo Guollo realiza o tratamento do esgoto de algumas casas.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.