terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Museu e cultura de Cocal em pauta

por Rodrigo Szymanski

A preocupação com a cultura e o museu da cidade foi o motivo do encontro dos nove vereadores e da presidente do “circulo italiano” de Cocal do Sul, Neide Pellegrin. Na última terça-feira (8/1) a presidente do circulo Italiano de Cocal se reuniu, antes da sessão da Câmara com os vereadores, pedindo apoio para o desenvolvimento da cultura do municípi,o juntamente com a adesão dos vereadores para encontrar um local adequado para as instalações do museu.

O museu do circulo italiano já passou por vários locais e hoje se encontra em uma sala nos salões da antiga transporte Cocal. Local este inadequado para alocação das peças históricas. O museu conta com um acervo de qualidade, com peças que vão dos utensílios domésticos das famílias imigrantes até objetos religiosos dos primeiros padres da cidade.

“Eu vim conversar com os vereadores para pedir apoio para um local adequado para a instalação do museu”, afirmou Neide. Ela lembrou aos vereadores que com projetos é possível buscar verbas dos fundos culturais dos governos Estadual e Federal.

Mais do que um local, o museu e todo patrimônio histórico da cidade precisam de pessoas capacitadas para organizar os acervos, uma política pública de educação patrimonial e valorização da história e da cultura da cidade, gerando assim novas oportunidades turísticas, educacionais e formativas para nossos cidadãos.

2 comentários:

  1. Parabéns à Neide pela iniciativa louvável. A busca de uma identidade cultural começa pela valorização da história. E Cocal do Sul é muito pródiga nessa seara.

    ResponderExcluir
  2. Essa é mais uma face do descaso do poder público e das autoridades locais com algo que é tão importante e significativo pra cidade. Não tenho origens italianas, mas acredito que não esquecer do passado é algo que vai além de simplesmente valorizá-lo, é algo fundamental para entendermos o hoje. Parabéns à Neide pela persistência, pelo amor ao trabalho não reconhecido. Esperamos que as novas autoridades saibam dar uma atenção especial à isto.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.