sábado, 12 de janeiro de 2013

Alunos de Ensino Superior podem estudar no exterior financiados pelo Governo Federal

por Davi Carrer

Que tal investir em uma formação qualificada? Já pensou em sair de Cocal do Sul para estudar um semestre ou mais em uma universidade de outro país? O Governo Federal oferece o Programa Ciências Sem Fronteira, mas as inscrições são só até segunda (14/1) pelo site do programa.

O programa busca promover a consolidação e expansão da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Para que os estudantes possam inscrever-se é necessário estar matriculado em uma universidade, ser brasileiro, ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo do curso. Também é necessário apresentar boas notas, além de ser aprovado em uma prova que avalia a dominância do idioma do país em que se fará o intercâmbio.

As taxas escolares ficam por conta da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Também será concedido auxílio instalação, para a realização da acomodação, seguro saúde, auxílio de deslocamento ou passagens de ida e volta e auxílio material didático.

Os alunos poderão estudar em países como a Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Portugal e Reino Unido.

Um comentário:

  1. é só para cursos tecnológicos, engenharias etc..
    por isso se chama ciências sem fronteiras. E para os que cursam os outros tipos de cursam? Nao tem oportunidades? Sao excluídos?

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.