segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Editorial 24.12.12

O Cocal Comunitário se alegra em chegar a seu primeiro Natal. Acreditamos no Natal como momento de afirmar e reafirmar as utopias e esperanças de um outro mundo possível. É neste Natal que acreditamos, o Natal da simplicidade. Nossos princípios como Cocal Comunitário é deste mundo novo, comunitário, de combate às opressões.

Um Menino nasce em um estábulo e recebe logo a visita de pastores, que vão contemplar o Rei que chegara. Uma nova realeza, sem poderes opressores, sem dominação. O Reinado do Menino Deus que escolhe nascer no meio dos pobres e com os pobres e oprimidos muda o rumo da história. O Libertador está em nosso meio, como um de nós. Não usa da força, não usa um exército, não usa do ódio. O Menino é perseguido desde pequeno pelos poderes daquela sociedade. Mas viveu sua vida baseado no Amor.

Somos comunitários porque olhamos para este Menino, para o presépio e aprendemos a ter novos olhares sobre a sociedade. Somos comunitários porque aprendemos com o Natal. Natal não é o Papai Noel, não é o presente, não são as compras, os lucros... Natal é o momento de nascermos de novo para uma vida sem individualismo, sem dores, sem lágrimas baseadas em sonhos e no Amor. E isso que esperamos e desejamos...

Infelizmente nestes tempos de Natal, todos parecem ser bons, todos doam cestas básicas, balas para crianças, mandam mensagens poéticas e o mundo parece ser lindo. Infelizmente este espírito é mais para as pessoas se sentirem bem e pensar “fiz meu papel de Cristão”, do que a preocupação com os outros. E nisso queremos reafirmar o compromisso do Cocal Comunitário de lutar para que um dia não se precise fazer “caridade” nos tempos de Natal, pois a solidariedade irá garantir que todos tenham comida e dignidade de viver fraternamente um mundo justo como sonhou o Menino Libertador!

Desejamos a todos e todas um Feliz e Santo Natal! E que o espírito comunitário brilhe em nossa vida. Não desejamos presentes materiais, desejamos somente o Amor. Obrigado a você que acompanha este site de noticias, obrigado a você que é nosso apoiador, obrigado a você que divulga um Cocal Comunitário.



Um comentário:

  1. Bela mensagem de natal! Belíssima... porque é verdadeira, carregada de verdade. Essa é a vontade de Jesus. As vezes me pergunto: porque uma mensagem tão simples de ser entendida e vivida e as pessoas tem tanta dificuldade de entender o sonho de Deus que é o sonho de todos nós?

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.