sábado, 1 de dezembro de 2012

Cocal do sul realiza coleta de exames para identificar o vírus HIV

por Rodrigo Szymanski

Cocal do Sul realizou coleta de exames para identificar o vírus HIV na cidade neste sábado (1º/12). A ação ocorreu na praça da igreja matriz e teve como objetivo conscientizar a população da importância da realização do exame.

Hoje, 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS desde 1987, pela Organização Mundial da Saúde, com apoio da ONU. A data serve para vivificar a solidariedade, tolerância, compaixão e compreensão para com os portadores do vírus HIV/AIDS. O primeiro caso de HIV/AIDS na região foi diagnosticado em 1986, portanto é uma doença recente, mas com números elevados de portadores.

Um grupo de enfermeiras e auxiliares de enfermagem, juntamente com o medico Doutor Pedro, que responde pelo programa de auxílio e combate a AIDS no município atenderam a população. Um número significativo de pessoas, mas não grande, passaram para fazer os exames, que serão realizados pelos Laboratórios Búrigo, em parceria com a Secretaria de Saúde.

Segundo Doutor Pedro, em Cocal existem 32 casos de portadores de AIDS, que usam coquetéis e são atendidos pelo programa. Dentre estes, quatro são crianças. Mas para cada portador de HIV que sabem serem portadores, existem de 20 a 30 pessoas que não sabem ou não se tratam. Se fizermos um cálculo teremos cerca 800 pessoas, supostamente com o vírus em Cocal.

A maioria só descobre que tem o vírus quando a doença esta em estágios avançados. Uma pessoa pode conviver anos com o vírus antes de ter problemas mais graves. Com o teste é possível detectar e prevenir o avanço da doença, por isso é necessário e importante a realização dos exames, prevenindo assim a transmissão do vírus.

Hoje não existem grupos de riscos. Antes se acreditava que homossexuais, profissionais do sexo e pessoas que tivessem feito transfusões de sangues faziam partes de um grupo de risco. Mas Doutor Pedro explicou que hoje todos, sejam casados, idosos ou jovens, fazem parte do grupo de risco.

Aumentou o número entre idosos e pessoas de meia idade, mesmo que o número de jovens ainda seja grande. Para Doutor Pedro “Os idosos não possuem uma cultura de prevenção com preservativos e é difícil mudar isso. Para a Prevenção é necessário fazer uso de preservativos, ter fidelidade conjugal, e fazer exames rotineiros”.

O pré-conceito é outro grande problema que impede as pessoas de se prevenirem. Uma pessoa com HIV não oferece nem uma ameaça à sociedade. O pré-conceito sim! não podemos deixar que a ignorância das pessoas matem doentes infectados pela doença.

Em Cocal do Sul todas as quintas-feiras são realizadas atividades explicativas e de orientação nos PSF nos bairros na parte da tarde. Os exames gratuitos são realizados nas quintas pela manhã no posto central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.