segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

10 de Dezembro, Dia internacional dos Direitos Humanos

por Rodrigo Szymanski

No dia 10 de dezembro de 1948  a Assembleia Geral das Nações Unidas promulgava e adotava a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Mas temos ainda muito que lutar pelos Direitos Humanos e a garantias de liberdade e igualdade.

A Assembleia Geral proclamava que “a presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional”.

O Artigo I declara que “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão  e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”. Assumindo, assim, o direito à liberdade, ninguém pode escravizar ninguém, nem usar de formas racistas e preconceituosas com outras pessoas. Somos livres em nossas escolhas, na igualdade e na diversidade.

Apesar de já terem se passados 64 anos da Declaração dos Direitos Humanos, ainda há muito para ser feito para garantir os direitos individuais e coletivos.

Nós do Cocal Comunitário nos fazemos valer do Artigo XIX “Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.” Para levar a opinião e informações a todos de nossa comunidade Cocal do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.