sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Túmulos de crianças são violados

por Davi Carrer

Diversos túmulos de crianças enterradas no cemitério de Cocal do Sul foram violados para a construção de novas capelas. Em entrevista ao Portal Engeplus a dona de casa Denise Danielski contou que se assustou quando foi ao local e não encontrou o túmulo da irmã de seu marido, que faleceu há quarenta anos quando ainda tinha seis meses de idade. A dona de casa explicou que o túmulo foi retirado e passado cimento em cima.

Nem a dona de casa, nem a jornalista Amanda Garcia Ludwig conseguiram contato com os responsáveis pela obra. Os familiares das crianças agora procuram explicações e informações de onde estão os ossos dos seus entes.

Os túmulos destruídos são alguns dos mais antigos do cemitério.

Assim como o Cocal Comunitário, a reportagem do Portal Engeplus tentou contato com o prefeito de Cocal do Sul, Nilso Bortolatto, mas a ligação sempre caiu na caixa postal. O procurador do município Rafael Colombo informou que não tinha conhecimento do assunto. Porém, afirmou que é preciso apurar os fatos, ouvir o funcionário da prefeitura que trabalha na conservação do cemitério e contatar as famílias prejudicadas, para poder tomar as providências cabíveis.

EXPLICAÇÃO (atualizado as 11h44)
Segundo o internauta William deixou comentário, foi anunciado por cerca de três meses em rádios, jornais e outros meios o recadastramento da parte antiga do cemitério. “Como vocês sabem o cemitério esta ficando cada vez mais pequeno devido a pouco espaço do mesmo, sendo assim estão reaproveitando o pedaço de chão mal distribuído na parte antiga do cemitério e comunicando os familiares para tomar posse dos resto mortais ai enterrados e doando o pedaço de chão para os antigos proprietários dos lotes para novas capelas que ai pertencem”, explicou. William ainda informou que o restos mortais retirados se encontram embaixo da capela mortuária, com identificação e numeração.

Muito importante a informação de William, mas ainda assim, a ação é no mínimo estranha. Um morador antigo de Cocal, que retorna apenas nestas datas em respeito aos parentes que se foram, não vai ver anúncio em jornal, mas precisaria ser contato antes. Se houve pessoas de deparando com isso é porque não foram avisadas e um simples telefonema resolveria tudo...


(Colaboração texto e fotos: Amanda Garcia Ludwig - Portal Engeplus)

5 comentários:

  1. Ate entao, foi feito um recadastramento para todas pessoas que tenham seus familiares ENTE QUERIDO sepultado no cemiterio para o recadastramento que teve anuncios em jornais, igrejas e radios, se nao me engano foi uma divulgação de 3 meses, foi criado uma lei a respeito do mesmo a espera de todas familias recadastrar, como voçes sabem o cemiterio esta ficando cada vez mais pequeno devido a pouco espaço do mesmo sendo assim estao reaproveitando o pedaço de chao mal destribuido na parte antiga do cemiterio e comunicando os familiares para tomar posse dos resto mortais ai enterrados e doando o pedaço de chao para os antigos proprietarios dos lotes para novas capelas que ai pertencem, essas reclamaçoes porem feitas nao sao moradores de nossa cidade ate entao vem vizitar seus ente queridos anualmente e se depararão com essa situação, e o restos mortais dali tirado se encontram embaixo da capela mortuaria com identificação e numeração.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela esclarecimento, até então não havíamos conseguido ninguém para explicar...
    Mas ainda assim a ação é no mínimo estranha.
    Se fui morador desta cidade e volto todo ano para prestar meu respeito aos parentes que se foram, não vou ver anúncio em jornal, mas precisaria ser contactato antes.
    Pelo que soube este contato com aqueles que não se recadastram não houve. A vezes um simples telefonema resolveria tudo...

    ResponderExcluir
  3. Posso confirmar que a convocação para novo cadastramento dos túmulos e capelas houve, no nosso caso, ficamos sabendo através dos recados no final das missas, mas o que aconteceu com nossa capela mostra o descaso da prefeitura em dar um tratamento digno e respeitoso com as pessoas ali sepultadas e familiares, pois pra surpresa nossa quando um familiar foi visitar a capela (construída recentemente pois os falecimentos são de 2008 e 2009) se deparou com uma outra colada aproveitando parte da parede e danificando algumas partes da nossa capela, tudo isso sem prévia comunicação ou contato com os familiares, já que tínhamos deixado contato pois fizemos o recadastramento como solicitado. Procurando alguma explicação, o dono da capela disse que teve autorização da prefeitura para construir e no setor de obras da prefeitura disseram que agora é lei, eles tem ordem judicial para fazer isso. Mas, sem ao menos comunicar ou consultar os familiares????
    E, se fosse na capela de algum familiar deles, será que eles iriam gostar????
    Será que eles vão fazer isto na capela de gente rica e importante da cidade, já que é lei, e precisam de espaço?????
    Até concordo, se isso fosse feito daqui para frente, com as novas capelas, e com ampla divulgação para aplicação da lei. Mas, em capelas já construídas à 4 anos atrás? Gostaria se possível de saber o conteúdo desta lei de for possível o cocal comunitário divulgar ou algum esclarecimento maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. favor entre em contato conosco pelo email. cocalcomunitario@gmail.com ou pelo Face https://www.facebook.com/cocal.comunitario?fref=ts

      Excluir
  4. Davi, desculpe-me por não me identificar, é que sou meio analfabeta nesse meio virtual, mas você me conhece, sou companheira de caminhada. Quando li a reportagem não pude deixar de registrar a minha indignação em nome da família. Obrigado pelo retorno.
    Angela Maria do Livramento Contato: 3447-0172

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.