sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Trabalho apresenta a história dos primeiros times da nossa região

por Davi Carrer, o Editor



Você sabe qual o foi o primeiro time da nossa região? Criciúma? Próspera? Metropol? Cocal do Sul? Nenhum destes. De acordo com um dos trabalhos apresentados na 1ª Mostra de Iniciação Científica do Colégio Maximiliano Gaidzinski, o Mampituba foi o primeiro clube da região, criado antes mesmo da cidade de Criciúma se emancipar de Araranguá. A pesquisa foi realizada pelos alunos do primeiro ano Eduardo Santana, Ricardo Buoso, Luan Rosso, Guilherme Morettim, Giovani Zaccaron e Murilo Martins. “Depois vem o Ouro Preto, um dos primeiros clubes a disputar um troféu em outra região na época. Foi a partir daqui que houve a ideia de criar a LARM, a Liga Atlética da Região Carbonífera, para agrupar os times das cidades vizinhas”, explicou o estudante Santana.

 Visitantes conheceram troféus e imagens
Um dos time que chamou a atenção na pesquisa foi o Metropol, que chegou a fazer uma excursão pela Europa por três meses, jogando 52 jogos. Outro destaque foi o Comerciário, que originou o Criciúma Esporte Clube. “A gente sabe que para existir o Criciúma, toda uma história existiu antes. O futebol vai muito além de uma partida de futebol. Ele é capaz de transformar uma cidade, torná-la conhecida em nível nacional, fazer a economia crescer, promover o turismo, entre outros aspectos”, comentou o aluno Salvador.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt - Assessoria de Imprensa do IMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.