segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Preview Series 2012

Por Guilherme Fabro

Olá, me chamo Guilherme e esse é meu primeiro texto para o Cocal Comunitário. Vou falar sobre filmes, séries, livros, festas legais em Cocal eregião, cultura de um modo geral e atrações interessantes. Para começar e aproveitando o Fall Season (temporada de retorno das séries, entre setembro e novembro) segue um Preview dos lançamentos mais aguardados de 2012.

Arrow

Quando a CW anunciou uma série sobre o Arqueiro Verde muitos duvidaram do sucesso da série e uma comparação com Smallville acabou sendo inevitável. O que não foi legal, pois os anos finais de Smallville foram, por se dizer fracos, mas em uma grata surpresa Arrow segura bem a onda.

Arrow conta a história de Oliver Queen, descrito como um "bad boy reabilitado de 27 anos, que depois de sofrer um naufrágio, passa cinco anos brutais em uma ilha no sul da China e retorna para a cidade como um homem mudado: um mestre torturado e reflexivo do arco e flecha, determinado a fazer a diferença".

A série tem boas cenas de ação. A trama vai se desenvolvendo de uma maneira interessante. Ao longo dos episódios ficamos sabendo o que aconteceu com Oliver na ilha e qual a motivação para suas ações. Apesar de a CW ser conhecida por ser uma emissora para o público jovem, Arrow não é exatamente um serie adolecenste, ela tem potencial para agradar fãs de quadrinhos e de séries de ação. Já foi anunciada a participações de outros heróis da DC, como Batman, Lanterna Verde e Superman, o que deve animar os episódios. A série tem um grande problema, pois o Arqueiro Verde não tem vilões icônicos e isso torna mais difícil para que o herói caia nas graças do público. De um modo geral, Arrow foi melhor do que eu esperava e vale muito assistir.

Last Resort – A grande estréia da temporada

“Nova série de suspense do criador de The Shields. Ambientada em um futuro próximo, a série acompanha a equipe de um submarino dos EUA que, após ignorar uma ordem de disparar mísseis nucleares, refugia-se em um abrigo de escuta da OTAN. De lá, eles publicamente se declaram a menor nação nuclear do mundo”.

Last Resort é uma serie de ação com um belo plano de fundo, cheio de suspense e conspiração. Claramente a série aproveita o sucesso de Homeland para mostrar que nem sempre os EUA são os mocinhos da história. Apesar do tema superior de Homeland, eu prefiro a fórmula com mais ação de Last Resort.

Last Resort é uma produção de grande investimento, com um visual incrível, atores conhecidos e com uma premissa espetacular. Diferente de Arrow, desde o piloto são apresentados alguns dramas pessoais dos personagens, o que facilita a relação público-personagem, pois as pessoas se apegam mais fácil aos personagens e acabam torcendo por eles. Dos lançamentos é a série que estou mais gostando, fica a indicação máxima.

Elementary – Sherlock que não deu certo

“Elementary adapta Sherlock Holmes, clássica criação de Sir Arthur Conan Doyle, adaptada para os EUA. Na nova versão, Jonny Lee Miller vive um “detetive”, ex-consultor da Scotland Yard, que depois de uma temporada em um centro de reabilitação em Londres vai pra Nova York em busca de novos ares. Seu principal parceiro, Dr. John Watson no original, é agora uma mulher, Dra. Joan Watson (Lucy Liu), uma ex-cirurgiã que perdeu sua licença depois da morte de uma paciente”.

Seguindo o sucesso financeiro dos filmes de Sherlock Holmes, com Robert Downey Jr, e aproveitando as excelente criticas de Sherlock - BBC, Elementary adapta o personagem para o mundo atual, até aqui tudo ótimo, mas a serie é bem razoável. O ator é excelente, mas dos “3 Sherlocks” ele ficou com o mais sem graça, ele não tem o carisma do Robert Downey Jr e nem o talento do Benedict Cumberbatch (um dos melhores atores de sua geração), mas como disse, o ator é excelente, o problema começa com a Dra Joan, já que não exite motivos para a mudança de gênero do personagem. Além de sem motivo, a Lucy Liu não convence no papel, o que é pior. Outro problema (esse o que mais me incomoda), é que a série devia ser uma adaptação, mas é quase uma cópia da excelente série da BBC. Desde pequenos detalhes até o apartamento que é idêntico a série inglesa. Mas a série não é ruim. A comparação com Sherlock (BBC) é injusta, são formatos diferentes. Como série investigativa ela está indo bem e quem gosta do gênero deve assistir.

O que anima para a sequência é o fato de Sherlock Holmes ser um personagem em domínio público (desde 2000 no Reino Unido e as obras anteriores a 1923 nos EUA), ou seja, todos os romances e contos, com exceção de algumas das 12 histórias que compõem a antologia The Case-Book of Sherlock Holmes (publicada até 1927) poderão ser adaptados.

Por fim, 2012 teve um Fall Season muito fraco, poucos lançamentos realmente interessantes, além dos citados valem as ressalvas: Ben and Kate, melhor comedia da temporada; Go On, com Matthew Perry (ex-Friends) é legal, mas com uma fórmula manjada; Vegas, outra produção com grande investimento e que vale muito acompanhar, e Nashville, com um público bem definido (mulheres e fãs de musica country), a série promete não decepcionar como uma das melhores produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.