quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Presidente do PTB é multada por pesquisa eleitoral irregular

por Davi Carrer

Saiu no Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina de ontem (24/10) a condenação à presidente do PTB de Cocal do Sul, Liliana Mendes Borges, ao pagamento de multa no valor de R$ 53.205,00, por ter divulgado pesquisa eleitoral irregular. Ela infringiu o artigo 18 da Resolução TSE n° 23.364/2011. A condenação foi assinada pela juíza da 34ª Zona Eleitoral (Urussanga), Bruna Canella Becker Búrigo. A decisão cabe recurso ao TRE/SC.

A representação foi proposta pela coligação “Cocal para Todos” (PMDB, PPS, DEM e PCdoB) contra a presidente do PTB e a coligação “Cocal no Caminho Certo” (PRB, PTB e PSDB). Apenas Liliana foi responsabilizada, decidiu a juíza. O pedido foi feito após a pesquisa ser divulgada nas redes sociais. Na ocasião o Cocal Comunitário alertou a população de que pesquisas eleitorais sem registro é crime.

A pesquisa, divulgada pela presidente do partido no Facebook continha índices de candidatos que disputavam o pleito no munícipio, bem como dados estatísticos de caráter espontâneo e estimulado. Mas a Justiça Eleitoral considerou a referida pesquisa irregular na medida em que não foi previamente registrada. Liliana alegou que foi feita a divulgação de uma enquete e não de uma pesquisa, por essa razão não havia a necessidade de registro.

A juíza explicou que se tratava da divulgação de uma enquete, deveria ter constado um esclarecimento informando que não é uma pesquisa eleitoral e sim um mero levantamento de opiniões, o que de fato não aconteceu. O valor de R$ 53.205,00 é o mínimo previsto em lei pela irregularidade.

(Colaboração texto: TRE/SC)

11 comentários:

  1. ola falem tbem que a prefeitura estava correta quando nao pagou o aumento dos professores e falem tbem que o dinheiro estava mesmo na conta eu sou professora e tbem fui ludibriada pelo sindicato achei um absurdo eles envolverem nos professores em manobra politica,ja que vcs se dizem tao imparcias falem sobre isso.

    Responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anonimo

      já entrei em contato para pedindo o processo para o procurador da prefeitura.

      mas o pedido foi de investigação, ninguém é enganado quando se pede investigação, foram pelos meios jurídicos.

      mas estou no aguardo para escrever a matéria.

      Excluir
    2. Anonimo professor, Bom Dia!

      Acredito que as dicas que você passou iria só agregar ao Blog, mas por favor, ao se pronunciar como professor, USE AS DEVIDAS PONTUAÇÕES! Vírgula e acentos, foram feitas para serem usadas! Seu comentário só denigre a imagem do professor na cidade.
      Você é responsável pela educação, no mínimo mostre um texto bem redigido ao "descrever" como professor

      Abraço!! O Blog esta Muito Bom, Parabéns!

      Excluir
  2. POIS É O SINDICATO DEVERIA SE MANIFESTAR E RESPONDER POR QUE FEZ TODA CLASSE PERDER O AUMENTO AO INVÉS DE AJUDAR A GANHAR. CADE A PRESIDENTE DO SINDICATO DE COCAL PARA EXPLICAR AOS SERVIDORES. FALAVAM QUE ERA LEI FEDERAL QUE A LEI ELEITORAL NAO INTRFERIA E AGORA COMO FICA;;

    ResponderExcluir
  3. O sindicato fez perder o aumento?? Não entendi???? Mas o dinheiro não está numa conta a ser pago??? Foi isso que ouvi falar não tenho nada haver com a história, mas ouviisso

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pessoal do Cocal Comunitário! Os profissionais não participam das reuniões e não sabem o teor da investigação e ficam fazendo picuinhas.... é por isso que cada um tem o que merece.... Sugiro que entre tambémem contato com SINDICATO que com certeza vcs terão informações. Ouvir as partes faz parte do processo.

    ResponderExcluir
  5. A CULPA É DO SINDICATO SIM...... TROPA DE BADERNEIRAS QUE FICARAM POR AI FAZENDO CONFUSÃO XINGANDO PESSOAS QUE NÃO ADERIRAM AO MOVIMENTO, DESRESPEITANDO OS ESTAGIÁRIO QUE ESTAVAM CUMPRINDO SUAS OBRIGAÇÕES. GRITAVAM PARA TODOS OUVIR QUE ERA 22.22% OU NADA, POIS BEM, ESTA AI, NÃO GANHARAM NADA. E AINDA ESTÃO SE ACHANDO. PRA QUE PARTICIPAR DE REUNIÃO SE O SINDICATO DE COCAL SO TRABALHA EM FUNÇÃO DE UMAS 5 OU SEIS PRIVILEGIADAS. ALIAS AS MESMAS QUE APARECEM NOS VIDEOS GRUDADAS NOS POLICIAIS PROMOVENDO DESORDEM.
    SE VC NÃO ENTENDEU O QUE O SINDICATO FEZ É POR QUE NÃO É PROFESSOR. 14,5% NA MINHA FOLHA DE ACT JÁ AJUDAVA O RESTO ESTARÍAMOS NA JUSTIÇA BRIGANDO ASSIM NÃO TEMOS NADA. É CLARO QUE PRA QUEM VISAVA USAR A CLASSE PARA GANHAR A ELEIÇÃO. TA AI PMDB SO NÃO FICOU EM ÚLTIMO POR QUE O CANDIDATO QUE FICOU E QUARTO TINHA PENDENGAS COM A JUSTIÇA. O POVO E OS PROFESSORES NÃO APOIAM ISSO QUE FOI FEITO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Blog tem como principio a defesa dos Professores, e estará sempre do lado dos professores. não temos ligações com o sindicato e com o prefeito. mas acreditamos que a luta pelo direito do piso não é traição. agora, a forma que se deu as articulações fogem de nossos desejos. mas reafirmamos o nosso apoio aos professores e a EDUCAÇÃO de qualidade. estamos abertos a escutar e debatermos suas criticas, mas para isso voce precisa se apresentar seja por email ou facebook. nao podemos partir de informações que partem de anônimos, sua identidade pode ate ser mantida em sigilo, mas para debatermos e irmos atras destas suas criticas precisamos saber quem a faz.
      estamos abertos, a escutar a todos a favor ou contra seja do prefeito, do sindicato, dos professores...

      mas reafirmamos que o prefeito não esteve do lado da educação ao negar o aumento !

      esperamos seu email ou facebook. cocalcomunitario@gmail.com ou https://www.facebook.com/cocal.comunitario?fref=ts

      att cocal comunitario

      Excluir
  6. ISSO AÍ SOU PROFESSORA E CONCORDO O SINDICATO FOI BEM ERRADO E DESLEAL COM OS PROFESSORES

    ResponderExcluir
  7. o sindicato fez foi botar na bunda dos professores isso sim,cade a tal da cintia do sindicato de criciuma pq ela nao vem agora dar a cara a tapa e se explicar ja que para vim nos incitar a fazer greve ela veio neh dona moça?agora venha a cocal do sul se explicar,vcs colocaram os professores contra a gestao publica e o ministerio publico disse la no processo o prefeito estava corretissimo quando nao pagou e mesmo assim pos o dinheiro numa conta,é vergonhoso que os sindicatos usem a classe trabalhadora para desestabilizar governo, afinal o que eles queriam era detonar o prefeito pois bem consseguiram e agora?vao vir dar o nosso aumento?cabe a presidente deste sindicatozinho vir dar as devidas explicaçoes ou caso o contrario ficara subetendido que nos usaram baixamente para manobra politica faça-me o favor neh.

    ResponderExcluir
  8. quando vc do cocal comunitario diz que o prefeito nao respeitou a educaçao pois bem eu te digo:ele respeitou sim pois ele depositou este dinheiro,e se ele tivesse pago a epoca hoje vcs estariam aqui detonando ele pq ,estariam dizendo que ele teria usado isso para ganhar eleiçao,pois bem em cocal do sul é assim se um prefeito asfaltar as ruas com ouro mesmo assim nao estara bo,pq em cocal nunca esta contente com o seu governante hein?pq sera?

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.