quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil

por Rodrigo Szymanski, o Escritor
Nossa Senhora Aparecida, em Treze de Maio

Na segunda quinzena de outubro de 1717 três pescadores, Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves, ao lançarem sua rede para pescar nas águas do Rio Paraíba, colheram a Imagem de Nossa Senhora da Conceição no lugar denominado Porto do Itaguassu. Filipe Pedroso levou-a para sua casa conservando-a consigo até 1732, quando a entregou a seu filho Atanásio Pedroso. Este construiu um pequeno oratório, onde colocou a Imagem da Virgem, que ali permaneceu até 1743. Todos os sábados a vizinhança reunia-se no pequeno oratório para rezar o terço. Devido à ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora começou a se divulgar com o nome dado pelo povo, de Nossa Senhora Aparecida. A 26 de julho de 1745 foi inaugurada a primeira Capela. Como esta, com o passar dos anos, não comportou mais o número de devotos, iniciou-se em 1842 a construção de um novo templo, inaugurado a 8 de dezembro de 1888. Em 1893, o Bispo diocesano de São Paulo, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, elevou-o à dignidade de “Episcopal Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida”. A 8 de setembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, a Imagem milagrosa foi solenemente coroada, e a 29 de abril de 1908 foi concedido ao Santuário o título de Basílica menor. O Papa Pio XI declarou e proclamou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil a 16 de julho de 1930, “para promover o bem espiritual dos fiéis e aumentar cada vez mais a devoção à Imaculada Mãe de Deus”. A 5 de março de 1967 o Papa Paulo VI ofereceu a “Rosa de Ouro” à Basílica de Aparecida. Em 1952 iniciou-se a construção da nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, solenemente dedicada pelo Papa João Paulo II a 4 de julho de 1980. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o "maior Santuário Mariano do mundo". (Fonte: Site do santuário de Aparecida)

Em todo o Brasil são milhares de igrejas dedicadas a Nossa Senhora Aparecida. Em nossa paróquia duas comunidades estão em festa: Jardim Itália e Mina Fluorita.

Dezenas de pessoas de nossa cidade se dirigem a pé ou de carro para comunidade de São João de Urussanga Baixa, em Treze de Maio, a tradicional festa em honra a Nossa Senhora Aparecida, local em que se encontra uma das maiores imagens da santa do Brasil, com 13 metros de altura. Confira a programação das missas no alto da colina: 8 horas, 10h30, 14 horas e 16 horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.