terça-feira, 9 de outubro de 2012

É mais fácil culpar os jovens?

por Rodrigo Szymanski, o Escritor

Chamou atenção de todo o Brasil o fato de um adolescente de 12 anos ter matado um homem em Criciúma. O motivo: roubo de um vídeo game.

A notícia repercutiu nacionalmente após ser noticiada no site G1. A maioria das manifestações é de repudio ao adolescente. E assim surgem questionamentos ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) por não aplicar penas severas. Ou por desconhecimento do ECA, alegam que o Estatuto não prevê punição aos “menores”, como são assim pejorativamente chamados.

Em tempos de eleições podemos nos perguntar, quais propostas foram realmente discutidas em favor das crianças, adolescentes e jovens?   Os representantes dos poderes executivos e legislativos escutam os anseios dos jovens?

Quando se fala em Juventude a primeira proposta é de “Lazer”. Desta forma, se pensa o jovem como um ser bestializado e alienado, em que a sua única ocupação é o lazer.

Quando se fala em política para juventude, deve se fala em “saúde, emprego, educação, infraestrutura, lazer, cultura, esporte...” e assim por diante.

Sem querer inocentar os que cometem crimes. Mas a culpa é realmente dos Jovens? Ou é mais fácil culpar alguém e tirar a responsabilidade da falta de políticas publicas que atendam com dignidade a todos.

Aos futuros governantes, fica uma pergunta Cocal do Sul terá um conselho municipal de juventudes? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.